DESENVOLVIMENTO E JUSTIÇA PELA ÓTICA DE AMARTYA SEN
Palabras clave:
Amartya Sen; desenvolvimento; justiça; John Rawls; utilitarismoResumen
Desenvolvimento e justiça foram compreendidos de diversas maneiras ao longo dos anos, sendo compreendido como conceitos relativos. Sobre a ótica de Amartya Sen, desenvolvimento e justiça são discorridos em Desenvolvimento como Liberdade e A Ideia de Justiça. O presente trabalho limitar-se-a a estabelecer o conceito de Sen para ambos, relacionando liberdade com desenvolvimento, à frente da teoria utilitarista e do pensamento de John Rawls, valendo-se da causuística para concluir a importância do legado do autor para os dois temas.
Citas
DOS SANTOS, Cezar Augusto Pereira; CASAGRANDE, Dieson Lenon; HOECKEL, Paulo Henrique de Oliveira; MARIN, Solange Regina. Bem-estar e pobreza: a abordagem de Sen em comparação à utilitarista e a dos bens primários. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/ret/article/view/32446, acesso em 14 março 2017.
GILABERT, Pablo. Comparative Assessments of Justice, Political Feasibility, and Ideal Theory. Ethic Theory Moral Prac. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41474505?seq=1#page_scan_tab_contents, acesso em 4 junho 2017.
KANG, Thomas H. Justiça e desenvolvimento no pensamento de Amartya Sen. Revista de Economia Política, vol. 31, nº 3 (123), pp. 352-369, julho-setembro/2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rep/v31n3/02.pdf, acesso em 19 abril 2017.
KOGELMANN, Brian. A (Revised) Theory of Justice. Disponível em: https://www.libertarianism.org/blog/revised-theory-justice, acesso em 12 março 2017.
LOCKS, Pompílio. Liberdade e Justiça em Amartya Sen. Disponível em: http://www.sndd2014.eventos.dype.com.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=4149, acesso em 18 abril 2017.
MARQUES, Guilherme Ramon Garcia. Analisando o desenvolvimento: a perspectiva de Amartya Sen. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/viewFile/11500/6316, acesso em 17 março 2017.
PETIT, Philip. Capability and freedom: a defense of Sen. Economics and Philosophy, 17, 2001.
PEREIRA, Ana Catarina Sampaio Lima. Da (in) justiça social:
Um diálogo entre as teorias de John Rawls e Amartya Sen. Disponível em: https://sigarra.up.pt/fcnaup/pt//pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=24729, acesso em 1 junho 2017.
PIES, Marcelino. Democracia como condição do desenvolvimento em Amartya Sen. Disponível em: https://www.imed.edu.br/Uploads/marcelinopies(%C3%A1rea3).pdf, acesso em 10 março 2017.
RAWLS, John. Uma teoria de Justiça. Ed.4. São Paulo: Martins Fontes, 2010
SEN, Amartya. A Idéia de Justiça. São Paulo: Editora Schwarcz, 2010
______. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999
SILVA, Ricardo. Liberdade e lei no neo-republicanismo de skinner e pettit. Lua Nova, São Paulo, 2008.
VALLIER, Kevin. Neo-Rawlsian Libertarianism: Two Principles of Justice for Bleeding Hearts. Disponível em: http://bleedingheartlibertarians.com/2012/04/neo-rawlsian-libertarianism-two-principles-of-justice-for-bleeding-hearts/, acesso em 12 março 2017.
ZAMBAM, Neuro José. A Teoria da Justiça de Amartya Sen: Liberdade e Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3497, acesso em 1 junho 2017
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores concedem à Revista Juris UniToledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.