VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR NAS ESCOLAS: O MEIO SOCIAL DAS AGRESSÕES E SUA CORRELAÇÃO COM OS DIREITOS FUNDAMENTAIS, SOCIAIS E DA PERSONALIDADE.

Autores/as

  • Ariane dos Passos do Nascimento Santana

Palabras clave:

professor;violência;direitos

Resumen

Diante do recente dado conferido ao Brasil de liderar o ranking de agressões contra docentes, pesquisa esta realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o presente trabalho visa produzir um estudo sobre essa temática. Há de salientar que a violência empregada contra professores fere significativa e imensuravelmente direitos que ao longo da história do Brasil foram arduamente conquistados pelo povo e que, hoje em dia, infelizmente restam cruelmente banalizados. Dessa forma, é cediço que a violência no meio escolar envolve também questões extracurriculares multifatoriais, principalmente ao que se refere à educação no âmbito familiar, e abarca ainda, a ordem econômica, política, social, cultural, afetiva, e que atrelados tornam-se um problema essencialmente de ordem pública.

Citas

AMARO, Sarita. Violência na escola: Práticas coletivas includentes ajudam a fortalecer a cidadania. Revista do Professor. Porto Alegre. V.23. n.91. jul/set.2017.

Aranha, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3ª edição. 27ª impressão. São Paulo: Moderna, 2014.

BRASIL: CAMPEÃO MUNDIAL NA VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES Disponível em Acesso em 02/09/2019.

BRASIL LIDERA RANKING DE VIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES. Disponível em . Acesso em 17/10/2019.

CASOS DE AGRESSÕES A PROFESSORES DA REDE ESTADUAL TÊM ALTA DE 73% EM SP. Disponível em . Acesso em 21/10/2019. CHRISPINO, Álvaro. Mediação de conflitos: Cabe à escola tornar-se competente para promover transformações. Revista do Professor. Porto Alegre. Jul./set.2004.

CURY, Augusto. 20 regras de ouro para educar filhos e alunos: como formar mentes brilhantes na era da ansiedade. 1ª edição. 2ª reimpressão. São Paulo: Planeta, 2017.

DIREITO A INTEGRIDADE PESSOAL. Disponível em . Acesso em 17/10/2019.

ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES: PREVALÊNCIA E CAUSAS. Disponível em . Acesso em 10/10/2019.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 02/09/2019.

http://portal.mec.gov.br/busca-geral/480-gabinete-do-ministro-1578890832/assessoria-internacional-1377578466/20746-organizacao-para-a-cooperacao-e-desenvolvimento-economico-ocde Acesso em 07/10/2019.

https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/. Acesso em 16/10/2019

Lenza, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 18ª edição. São Paulo: Saraiva, 2014.

Moraes, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral, comentários aos arts. 1º ao 5º da Constituição Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudência. 10ª edição. São Paulo: Atlas, 2013.

PACTO DE SAN JOSÉ DA COSTA RICA SOBRE DIREITOS HUMANOS COMPLETA 40 ANOS. Disponível em . Acesso em 22/10/2019.

Saviani, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 12ª edição. Campinas: Autores Associados, 2011.

Weffort, Francisco C. Os clássicos da política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, “O Federalista”. Organizador. 13ª edição. 9ª impressão. São Paulo: Atica, 2003.

Publicado

2023-10-30

Cómo citar

Santana, A. dos P. do N. . (2023). VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR NAS ESCOLAS: O MEIO SOCIAL DAS AGRESSÕES E SUA CORRELAÇÃO COM OS DIREITOS FUNDAMENTAIS, SOCIAIS E DA PERSONALIDADE. Revista Juris UniToledo, 5(03), 206–219. Recuperado a partir de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurisunitoledo/article/view/221

Número

Sección

Artigos