INSTRUMENTOS JURÍDICOS DE PROTEÇÃO CONTRA OS EFEITOS NOCIVOS DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS: PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO E TEORIA DOS DISTÚRBIOS ANORMAIS NA VIZINHANÇA
Palavras-chave:
Ondas eletromagnéticas; Princípio da precaução; Teoria dos distúrbios anormais na vizinhança; Pós-modernidade.Resumo
O propósito deste estudo é analisar, sob a ótica da responsabilidade civil, como podem ser enquadrados os reflexos causados pelas ondas eletromagnéticas no corpo dos seres humanos. Através do método analítico e descritivo, revisão teórica, bibliográfica e empírica pela consulta da jurisprudência, perquiriu-se sobre o histórico e conceito das ondas eletromagnéticas, passando-se aos seus possíveis efeitos danosos à saúde humana. A partir desta premissa, possibilitou-se a constatação de ser necessária a proteção do Direito diante desta nova realidade, sendo proposta a aplicação do princípio da precaução e da teoria dos distúrbios anormais na vizinhança para, ao fim, concluir-se ser necessária uma nova interpretação da responsabilidade civil frente ao atual momento de pós-modernidade.
Referências
Ondas eletromagnéticas; Princípio da precaução; Teoria dos distúrbios anormais na vizinhança; Pós-modernidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à Revista Juris UniToledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.