A PUBLICIDADE NO PROCESSO PENAL E A PUBLICIZAÇÃO DO PROCESSO PENAL PELA MÍDIA: BREVE ANÁLISE DA DISTINÇÃO E DAS CONSEQUÊNCIAS

Autores

  • Ana Carolina Santana
  • Carlos Alberto Menezes

Palavras-chave:

Publicidade; Processo penal; Mídia; Autoritarismo; Direitos do acusado.

Resumo

A proposta deste trabalho é diferenciar o princípio da publicidade dos atos processuais, no âmbito do processo penal, da publicidade midiática dada aos fatos, e ao acusado, do processo. Demonstraremos que o princípio constitucional da publicidade tem como objetivo a proteção do cidadão acusado de praticar um ato ilícito, com a possibilidade de controle dos atos estatais para que não haja arbítrio ou excesso. Por sua vez, a ampla divulgação do processo pelos grandes meios de comunicação, através da narrativa construída sobre os fatos e o acusado, além de violar garantias constitucionais, propaga um discurso punitivista, facilmente aceito e compartilhado pelo telespectador.  

 

Referências

BARROSO, Luís Roberto. Constitucionalidade e legitimidade da criação do Conselho Nacional de Justiça in Reforma do Judiciário – Primeiras reflexões sobre a emenda constitucional 45/2004. Editora Revista dos Tribunais. São Paulo, 2005.

BATISTA, Nilo. Mídia e sistema penal no capitalismo tardio. Revista Brasileira de Ciências Criminais. São Paulo: Revista dos Tribunais, Ano 11, nº 42, jan/mar. 2003.

BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. Editora Martin Claret, São Paulo. 2001.

BITENCOURT, César Roberto. Tratado de Direito Penal. Parte Geral. Editora Saraiva. São Paulo, 2012.

CARNELUTTI, Francesco. As misérias do processo penal. Editora Servanda, Campinas, 2016.

CHOMSKY, Noam. Mídia, propaganda política e manipulação. Editora Martins Fontes. São Paulo, 2014.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Editora Martins Fontes. São Paulo, 2007.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: teoria do garantismo penal. Editora Revista dos Tribunais. São Paulo, 2002.

________________. Derechos y garantias. Editora Trotta. Madrid, 2016.

MENDES, Gilmar Ferreira e BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. Editora Saraiva. São Paulo, 2013.

LOPES JÚNIOR, Aury. Direito Processual Penal. Editora Saraiva. São Paulo, 2017.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Ed. Livraria do advogado. Porto Alegre, 2012.

SCHREIBER, Simone. A publicidade opressiva de julgamentos criminais. Editora Renovar. Rio de Janeiro, 2008.

VIRILIO, Paul. Velocidade e Política. Editora Estação da Liberdade. São Paulo, 1996.

Downloads

Publicado

30.10.2023

Como Citar

Santana, A. C. ., & Menezes, C. A. . (2023). A PUBLICIDADE NO PROCESSO PENAL E A PUBLICIZAÇÃO DO PROCESSO PENAL PELA MÍDIA: BREVE ANÁLISE DA DISTINÇÃO E DAS CONSEQUÊNCIAS. Revista Juris UniToledo, 4(03), 73–91. Recuperado de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurisunitoledo/article/view/138

Edição

Seção

Artigos