A PUBLICIDADE NO PROCESSO PENAL E A PUBLICIZAÇÃO DO PROCESSO PENAL PELA MÍDIA: BREVE ANÁLISE DA DISTINÇÃO E DAS CONSEQUÊNCIAS
Palavras-chave:
Publicidade; Processo penal; Mídia; Autoritarismo; Direitos do acusado.Resumo
A proposta deste trabalho é diferenciar o princípio da publicidade dos atos processuais, no âmbito do processo penal, da publicidade midiática dada aos fatos, e ao acusado, do processo. Demonstraremos que o princípio constitucional da publicidade tem como objetivo a proteção do cidadão acusado de praticar um ato ilícito, com a possibilidade de controle dos atos estatais para que não haja arbítrio ou excesso. Por sua vez, a ampla divulgação do processo pelos grandes meios de comunicação, através da narrativa construída sobre os fatos e o acusado, além de violar garantias constitucionais, propaga um discurso punitivista, facilmente aceito e compartilhado pelo telespectador.
Referências
BARROSO, Luís Roberto. Constitucionalidade e legitimidade da criação do Conselho Nacional de Justiça in Reforma do Judiciário – Primeiras reflexões sobre a emenda constitucional 45/2004. Editora Revista dos Tribunais. São Paulo, 2005.
BATISTA, Nilo. Mídia e sistema penal no capitalismo tardio. Revista Brasileira de Ciências Criminais. São Paulo: Revista dos Tribunais, Ano 11, nº 42, jan/mar. 2003.
BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. Editora Martin Claret, São Paulo. 2001.
BITENCOURT, César Roberto. Tratado de Direito Penal. Parte Geral. Editora Saraiva. São Paulo, 2012.
CARNELUTTI, Francesco. As misérias do processo penal. Editora Servanda, Campinas, 2016.
CHOMSKY, Noam. Mídia, propaganda política e manipulação. Editora Martins Fontes. São Paulo, 2014.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Editora Martins Fontes. São Paulo, 2007.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: teoria do garantismo penal. Editora Revista dos Tribunais. São Paulo, 2002.
________________. Derechos y garantias. Editora Trotta. Madrid, 2016.
MENDES, Gilmar Ferreira e BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. Editora Saraiva. São Paulo, 2013.
LOPES JÚNIOR, Aury. Direito Processual Penal. Editora Saraiva. São Paulo, 2017.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. Ed. Livraria do advogado. Porto Alegre, 2012.
SCHREIBER, Simone. A publicidade opressiva de julgamentos criminais. Editora Renovar. Rio de Janeiro, 2008.
VIRILIO, Paul. Velocidade e Política. Editora Estação da Liberdade. São Paulo, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à Revista Juris UniToledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.