GORJETA: Análise da nova legislação e suas repercussões na seara trabalhista
Palavras-chave:
Gorjeta; Divisão; Nova LeiResumo
A Lei 13419/17 alterou toda a regulamentação sobre a “gorjeta”, instituto trabalhista de muita importância pois é definidor do que vem a ser a remuneração dos empregados, além de trazer várias dúvidas na sua aplicação, doravante. Aspectos como: rateio dos valores entre os trabalhadores; possibilidade de concessão para trabalhadores terceirizados; estabilidade no emprego para participantes da comissão de empregados dentro da empresa, serão analisados neste artigo. Insta esclarecer que a Reforma Trabalhista, vinda ao mundo normativo pela Lei 13.467/17, apontou que a norma pode ser sobreposta por negociações coletivas, o que será analisado.
Referências
BARROS, Alice Monteiro. Curso de Direito do Trabalho. 7 Ed. São Paulo: LTr, 2011.
BEZERRA LEITE, Carlos Henrique. Curso de Direito do Trabalho. 6 Ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
CAIRO JÚNIOR, José. Curso de Direito do Trabalho. 6 Ed. Bahia: Juspodivm, 2011.
DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 15 Ed. São Paulo: LTr, 2016.
MAGANO, Octávio Bueno. Direito Individual do Trabalho. 3 Ed. São Paulo: LTr, 1992.
MANUS, Pedro Paulo Teixeira. Direito do Trabalho. 11 Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MARTINEZ, Luciano. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: Saraiva, 2011.
PLÁ RODRIGUEZ, Américo. Sobre a noção de salário. In Curso de Direito do Trabalho, edição em homenagem a Evaristo de Moraes Filho. São Paulo: LTr, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à Revista Juris UniToledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.