SORORIDADE NA PRAÇA: EDUCAÇÃO, MOVIMENTO SOCIAIS E DIREITOS FUNDAMENTAIS NO PIQUENIQUE FEMINISTA

Autores/as

  • Maria Clara Arraes Peixoto Rocha
  • Maria Luiza Bezerra Oliveira

Palabras clave:

Movimentos Feministas; Ensino não formal; Direitos Fundamentais.

Resumen

O objetivo dessa pesquisa é fazer uma análise para identificar se o movimento social Piquenique Feminista que acontece na região do Cariri cearense, pode ser classificado como um meio educativo, e, quais aspectos trazem para as teorias pedagógicas e a práticas educativas não formais das discussões voltadas para os Direitos Fundamentais das mulheres. O trabalho pretende estudar o espaço do Piquenique como sendo também um momento voltado para discussões acerca do cotidiano das mulheres e algumas dificuldades vivenciadas por estas. Foi feito estudo bibliográfico e pesquisa de campo atrelada a entrevistas com as participantes e organizadoras do movimento. A dinâmica popular do Piquenique é baseada também na sensibilidade das presentes no evento, sendo a metodologia dos encontros marcada por trocas de saberes políticos e sociais. Sendo assim, provoca, portanto, em relação à coisa designada, um juízo, um estado de espírito, uma dimensão de confiança e afetividade entre as mulheres. Consequentemente variam de acordo com as vivências e as culturas das falantes e ouvintes. O Piquenique é possível em virtude à capacidade de aproximação de convicções inerentes a aspiração de transformar o meio, estabelecendo a luta por igualdade de direitos.

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Publicado

2023-10-26

Cómo citar

Rocha, M. C. A. P. ., & Oliveira, . M. L. B. . (2023). SORORIDADE NA PRAÇA: EDUCAÇÃO, MOVIMENTO SOCIAIS E DIREITOS FUNDAMENTAIS NO PIQUENIQUE FEMINISTA. Revista Juris UniToledo, 4(02), 70–82. Recuperado a partir de https://wyden.periodicoscientificos.com.br/index.php/jurisunitoledo/article/view/109

Número

Sección

Artigos