EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO DESENVOLVIMENTO DAS CONSTITUIÇÕES NACIONAIS

O CASO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17062258

Palabras clave:

Educação, Evolução histórica das constituições, Constituição Federal de 1988

Resumen

A presente pesquisa objetiva evidenciar o porquê de a Constituição Federal de 1988 ser a mais desenvolvida no que tange à educação. A análise partiu de uma perspectiva meramente constitucional-normativa, dispensando-se legislações educacionais infraconstitucionais, existentes, ou não, na época de cada Constituição. O exame se iniciou a partir das Constituições anteriores à de 1988. Em seguida, passou-se à vistoria específica da educação na CF de 1988. Por fim, discutiu-se, a partir de uma perspectiva comparativa, se a atual Constituição é, ou não, mais avançada do que as anteriores. Conclui-se que sim, a Constituição Federal de 1988 é a mais avançada no que diz respeito à normatividade da educação. Isto, pois, o conteúdo constitucional atual possui preocupações inéditas, que transcendem ao mero fornecimento formal da educação, mas, abrangem, por exemplo, a qualidade e gestão democrática da educação. Além disso, há preocupações com questões tangenciais ao ensino, como alimentação, transporte e saúde, o que facilita o fornecimento de um serviço educacional pleno.

Biografía del autor/a

Armindo Madoz Robinson, Centro Universitário Estácio de Brasília

Advogado. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Direito Processual Civil (2021). Gestor PPGE (Especialidade Direito e Legislação), da SEEDF. Professor da Graduação em Direito do Centro Universitário Estácio de Brasília. Professor da Graduação em Direito da American College of Brazilian Studies - AMBRA University. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8691358281696316. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9127-903X. E-mail: armindomadoz@gmail.com.

Augusto Charan Alves Barbosa Gonçalves, Centro Universitário Estácio de Brasília

Pedagogo. Educador Artístico com Habilitação em Música, Mestre em Música e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Professor do Centro Universitário Estácio de Brasília. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0248255255152990. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2336-7684. E-mail: augustocharan.unb@gmail.com.

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Publicado

2025-09-05

Cómo citar

Madoz Robinson, A., & Charan Alves Barbosa Gonçalves, A. . (2025). EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO DESENVOLVIMENTO DAS CONSTITUIÇÕES NACIONAIS: O CASO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Revista Juris UniToledo, 10(01), 1–25. https://doi.org/10.5281/zenodo.17062258

Número

Sección

Artigos