UMA VISÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CUSTOS DOS DIREITOS: TODOS OS DIREITOS SÃO POSITIVOS?
Palavras-chave:
Direitos fundamentais; Direitos negativos; Direitos positivos; Teoria dos custos dos direitosResumo
O presente trabalho visa abordar o tema dos direitos fundamentais, realizando primeiro uma análise de sua conjuntura sob a perspectiva clássica que o reparte em três dimensões históricas e faz uma bipartição entre direitos fundamentais positivos e negativos. Posteriormente coloca a questão dos direitos fundamentais dentro da ótica da recente teoria dos custos dos direitos, desafiando a dogmática clássica que subdivide os direitos em individuais e sociais, levando em consideração o papel do Estado na efetivação dos mesmos a partir do orçamento investido.Referências
COMPARATO, Fabio Konder. A Afirmação Histórica Dos Direitos Humanos. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Os Custos dos Direitos, parte I. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2017.
HOLMES, Stephen e SUNSTEIN, Cass R. El costo de los derechos. Por qué la libertad depende de los impuestos. Buenos Aires: Siglo Veinteuno Editores, 2012.
HUMANOS, Biblioteca Virtual de Direitos. Declaração de direitos do bom povo de Virgínia – 1776. 1776. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2017.
HUMANOS, Biblioteca Virtual de Direitos. Declaração de direitos do homem e do cidadão - 1789. 1789. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2017.
MASTRODI, Josué; ALVES, Abner Duarte. SOBRE A TEORIA DOS CUSTOS DOS DIREITOS. Revista Quaestio Iuris, [s.l.], v. 9, n. 2, p.695-722, 25 maio 2016. Universidade de Estado do Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.12957/rqi.2016.19270.
OLIVEIRA, Fernando Fróes. Direitos Sociais, Mínimo Existencial e Democracia Deliberativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores concedem à Revista Juris UniToledo os direitos exclusivos para a primeira publicação de seu trabalho, sendo simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença possibilita que terceiros realizem o download e compartilhem os trabalhos em qualquer formato ou meio, desde que atribuam a devida autoria, sem a capacidade de realizar alterações no material ou utilizá-lo para fins comerciais. Qualquer remixagem, transformação ou desenvolvimento do material não permite a distribuição do material modificado.